segunda-feira, 23 de julho de 2012

Arroz colorido

Gente, eu sei que arroz já não é pra ter lactose mesmo. Mas não é que tem restaurante que coloca manteiga no arroz?? Então tomem cuidado ok?! Sempre peçam pra perguntar na cozinha, e se a resposta não for 100% convincente, não comam!!
Então vou contar uma coisa pra vocês, já tem 2 aninhos que comando a cozinha da minha própria casa, e nesse tempo todo eu nunca comprei um pacotinho sequer de arroz que não fosse integral. Além de ser melhor pra saúde, não dá diferença nenhuma no sabor e eu acho o máximo esse arroz assim, cheio de outros grãos! E porque eu gosto do 7 grãos, e o marido gosta do 7 cereais, eu compro um pacote de cada e misturo =)


Arroz Integral Colorido 

Ingredientes:
  • 2 xícaras (chá) de arroz integral 7 grãos ou 7 cereais
  • 5 xícaras (chá) de água
  • 1 cebola média picada
  • 5 dentes de alho picados
  • 1/2 xícara (chá) de pimentão amarelo cortado em cubinhos
  • 1/2 xícara (chá) de pimentão vermelho cortado em cubinhos
  • 1/2 xícara (chá) de cenoura cortada em cubinhos
  • 1/2 xícara (chá) de ervilha
  • azeite extra virgem
  • sal a gosto

Preparo:
Refogue a cebola e o alho no azeite, adicione a água e o sal e deixe em fogo alto até começar a ferver. Adicione o arroz - não precisa lavar, nem mexer - abaixe o fogo e deixe cozinhar com a panela destampada. Quando a água estiver quase secando, adicione as cenouras por cima do arroz, sem mexer, para cozinharem um pouco. Quando a água secar, desligue o fogo, jogue os pimentões por cima e tampe a panela por 10 minutos. Por último adicione as ervilhas e misture. Agora é só servir!

Deste jeito fica tudo bem "al dente" como a gente gosta aqui em casa. Mas se você preferir, coloque uma xícara a mais de água, e adicione as cenouras à agua antes de adicionar o arroz. Mas cuidado que com muita água o arroz abre e fica parecendo que foi amassado, ou sei lá.

CUIDADO: contém glúten - esses que eu linkei contém trigo, cevada, centeio, aveia e triticale. Mas os celíacos podem fazer a mesma receita usando o arroz integral puro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário